Avançar para o conteúdo principal

Capa de leitura (com explicação)

Desta vez mostro-vos um trabalho que fiz em Abril. Tive de esperar muito tempo em muitos sítios e a leitura foi sempre a minha agradável companhia. Mas... existem sempre aqueles olhares, para a nossa capa, a curiosidade do que esta pessoa desconhecida andará a ler. E sinceramente, não tenho paciência para esses olhares.
Já tinha visto muitas capas para livros, principalmente em tecido. Mas tinha esta linha mesclada e achei que ficaria uma capa engraçada e diferente de todas as outras.
Eis como fiz:
Foi crochetada em duas partes individuais (capa e contra-capa, cada uma delas incluindo os pontos necessário para abranger meia lombada). O ponto é também muito simples, a "genialidade" está mesmo no aspecto que o mesclado lhe dá.
Comecei com uma carreira de ponto baixo e na seguinte desta forma:
*** 2 pontos baixos, *2 meio ponto altos, 2 ponto alto, 2 ponto alto duplo, 2 ponto alto, 2 meio ponto altos, 2 pontos baixos e repeti desde * até ao final da carreira.
A volta seguinte é toda em ponto baixo.
A carreira seguinte faz-se de forma inversa:
2 ponto alto duplo, **2 ponto alto, 2 meio ponto altos, 2 pontos baixos, 2 meio ponto altos e repeti desde ** até ao final da carreira.
Depois de uma destas carreiras onduladas, segue-se sempre em ponto baixo.
Na carreira ondulada seguinte repete-se desde ***.
Para fechar fiz dois simples pedaços de "rabo-de-gato", costurei um em cada capa, mas num deles coloquei uma peça em madeira neutra, que achei que colava bem com as cores matizadas.


As partes interiores fiz em tecido, para não tornar a capa demasiado volumosa com o livro encaixado. Simplesmente dois pedaços de tecido, com bainha decorativa feita na máquina e cosida à capa de crochet também na máquina (deu luta, mas consegui!)
Poderão estar a pensar "para que servirão aqueles atilhos na área da lombada do livro?".
Pois... Pensei num aspecto muito importante. Os livros não têm todos o mesmo número de páginas, certo?
Uns são bem fininhos, outros tão volumosos que quase custa lê-los sem os ter apoiados algures.
Eu sou uma leitora desse tipo: muitas folhas, poucas folhas, não importa. Importa que tenham sumo!
Então aqueles atilhos tão simples, apenas uma longa corrente de crochet, servem para "apertar" ou "alargar" a lombada, ajustando a capa ao livro que está a ser lido. Assim de certeza que o meu livro não passa o tempo todo a ficar "despido".

Mensagens populares deste blogue

Brincos de croché

Mais inspirações…

Ando na senda de ideias novas, coisas, construções e inovar o que tenho ou pretendo ter. Naveguei pela net, numa daquelas buscas em que vegetamos em frente do ecrã e fui encontrando estas ideias.Coroa de sacos de chá – Por acaso (mas só por acaso!), tenho ali guardados uma série de saquinhos de chá (a parte exterior). Ora se eu decorar umas molas da roupa de madeira, há-de conseguir ficar parecido com isto.Organização das bijuterias – Por acaso já utilizo alguns cabides e uma moldura. Mas olhando para esta foto fico com outra perspectiva da coisa…Crochet – Olhem que gosto bastante deste… lenço/gorro. Decoração – Desde ideias para o Natal (como estas decorações de árvore, feitas com carrinhos de linhas), até àquelas sensacionais silhuetas de animais que estão a aparecer por entre os livros. Adorei todas!

Novo logotipo

Não sei se se aperceberam...
O Corte e Costura tem novo logotipo!

Fiquei super satisfeita, não esperava nada tão... YES!

Obrigada querida afilhada!