Avançar para o conteúdo principal

E concretizei!!!

Ontem, apesar de ser um trabalho pequeno, compensou!

Comecei por recortar as folhas A4 no tamanho pretendido, tendo em conta que, dobrando, obtenho o tamanho do caderninho. Cortei várias, para fazer vários conjuntos. Depois foi só juntar os conjuntos todos, costurando da forma apropriada (há-de ter um nome… eu aprendi na escola e relembrei há pouco tempo desta técnica).

Mini encadernação passo1 (1) Mini encadernação passo1 (2)

A seguir peguei num pedaço de cartão grosso (reciclagem da embalagem da comida dos felinos), e desenhei as capas duras. Têm de ser um nadinha maiores do que o caderninho. Deixei 2mm de cada lado. Aqui só mostro uma, mas obviamente que desenhei e cortei duas…

Mini encadernação passo2

O passo seguinte consistiu em decorar a capa dura. Não fotografei, mas eis o que fiz: recortei e colei nas capas, dois pedaços de dracalon, e em seguida revesti de tecido quadriculado. Embelezei a capa com uma barra de tema próprio para a cozinha e tudo! Estava mesmo inspirada e com saudades destas coisas.

Depois da capa decorada e de ter secado bem a cola que usei para fixar o tecido ao cartão, ainda revesti a parte interior das capas com um tecido branco, para esconder irregularidades e dar mais resistência à encadernação. Aproveitei e entre a capa e o tecido interior, cosi duas fitinhas para fechar o livro.

Em seguida cortei dois pedaços de papel colorido do mesmo tamanho do caderninho, dobrei e colei uma das faces à 1ª folha do caderno e a face oposta ao tecido interno da capa. Fiz o mesmo na contra-capa.

Mini encadernação passo5

O livrinho aberto…

Mini encadernação passo4

A primeira receita rápida do livrinho! Não vos disse? Este livrinho será a minha enciclopédia rapidíssima para quando tenho de fazer algo do pé para a mão, e estas receitinhas são as que me saem sempre bem e rapidinho e com ingredientes que tenho sempre em casa. Esta é do Crumble de aveia e maçã. Uma delícia!

Mini encadernação passo6

E o livrinho fechado!

Mini encadernação passo8

Já tive até ideias para outros…

Qualquer dúvida, o mail está ali ao lado Smile

Boa Páscoa!

smoo3_thumb

Mensagens populares deste blogue

Brincos de croché

Mais inspirações…

Ando na senda de ideias novas, coisas, construções e inovar o que tenho ou pretendo ter. Naveguei pela net, numa daquelas buscas em que vegetamos em frente do ecrã e fui encontrando estas ideias.Coroa de sacos de chá – Por acaso (mas só por acaso!), tenho ali guardados uma série de saquinhos de chá (a parte exterior). Ora se eu decorar umas molas da roupa de madeira, há-de conseguir ficar parecido com isto.Organização das bijuterias – Por acaso já utilizo alguns cabides e uma moldura. Mas olhando para esta foto fico com outra perspectiva da coisa…Crochet – Olhem que gosto bastante deste… lenço/gorro. Decoração – Desde ideias para o Natal (como estas decorações de árvore, feitas com carrinhos de linhas), até àquelas sensacionais silhuetas de animais que estão a aparecer por entre os livros. Adorei todas!

Novo logotipo

Não sei se se aperceberam...
O Corte e Costura tem novo logotipo!

Fiquei super satisfeita, não esperava nada tão... YES!

Obrigada querida afilhada!