Na verdade, não me dei muito bem com o meu antigo GTD. Ou melhor: a minha vida mudou e deixou pura e simplesmente de atender a todas as minhas necessidades e exigências.
Daí surgiu a ideia de criar tudo de raiz.
Encontrei, já nem sei bem onde, um template para as medidas que pretendia criar, já que tinha ali sem uso, 2 agendas tipo "filofax".
Após definir o que pretendia organizado, criei as etiquetas para os separadores.
Daí surgiu a ideia de criar tudo de raiz.
Encontrei, já nem sei bem onde, um template para as medidas que pretendia criar, já que tinha ali sem uso, 2 agendas tipo "filofax".
Após definir o que pretendia organizado, criei as etiquetas para os separadores.
Depois de todos os modelos impressos no tamanho definido pelo tal template, foi serão de corte (sem costura). O template permite-me ter a certeza de que todas as páginas mantém o mesmo tamanho, assim como a homogeneização das páginas pares e ímpares, para que as triplas furações coincidam.
O meu novo método de organização divide-se então por duas agendas distintas: uma onde (me) dou conta do lado criativo da minha vida (adiante designada por GTD-A) e outra que trata dos aspectos mais práticos do dia a dia (adiante designada por GTD-B).
No GTD-A não podia deixar de ter adesivos de cores e formatos vários, molas, clipes e afins. Acrescentei um envelope onde guardo alguns marcadores para utilizar nos esquemas de tricot, para não me perder.
Logo a primeira coisa a manter na ordem (como decerto se perceberá) são os blogs. Que anarquia... Quase esquecidos.
Blog planner - Às vezes surgem-me ideias e não estou "perto" do blog, ou num momento em que não tenho muito tempo/inspiração para escrever. Então nada melhor que tomar umas notas...
Password keeper - A "idade" já quase não perdoa, porque não manter num só local (devidamente acautelado), todas as passwords necessárias à vida virtual?
Contactos - Não tanto da vida pessoal, mas mais de alguns blogs (blogueir@s). Contactos importantes em termos de materiais, por exemplo.
Mail - Pode haver quem ache desnecessário, mas para mim é importante ter numa única folha, a data de um contacto, data da resposta e assim sucessivamente. Quem espreitasse as minhas caixas de correio electrónico havia de perceber.
Jardim - Para rapidamente anotar datas de sementeiras, transplantação e colheita. Luas... Por falar nisso, já comprei o meu Borda d'água para 2017.
Nas agulhas - Aqui vão ficar todos os trabalhos de agulhas em mãos...
Em Linha & Lã - Mês a mês, o que ficou feito. Terminadinho. Kaput. Sem mais conversa e sem passarem pelo Wall of WIP!
WIP - Aqui a vergonhosa lista de WIP em vigor. Confesso que já a diminui um bom bocado, mas não deixa de ser vergonhosa.
Projectos - Nesta área cabe tudo o que não se relacione exclusivamente com agulhas: pirógravura, decoupage, pintura, bijutaria, etc. A ideia (ainda não testada) é fazer um sumário de materiais necessários, passos a dar, etc. E porquê? Porque neste tipo de projectos tenho a tendência para colocar o carro à frente dos bois... Tipo: vou pintar. Onde estão os pincéis??
Natal - Tão temido que só o abro uma vez no ano... :)
Calendário do mês de Dezembro 2017 - Para que a partir de meados de Outubro possa começar a orientar-me (sem chatear ninguém!) xD
Do separador Natal fazem parte: Lista de prendas, Prendas Home made (onde comprar os materiais, timing para confecção, etc).
Já no GTD -B, a história é outra. Mantém-se a necessidade de molas, autocolantes, clips e similares.
Desta agenda faz parte uma calculadora. Do lado direito, na 2ª foto abaixo, tenho um vulgar horário escolar, porque gosto de dividir as tarefas domésticas pela semana, em vez de me armar em super-heroína e tentar chegar a tudo ao mesmo tempo.
Um envelope para pequenas tralhas...
Cleaning - Aqui sim, um registo diário, semanal, mensal, trimestral, semestral e anual das tarefas da casa. Coisas como lavar tapetes, edredons, as coisas grandes e também as pequenas.
Agenda - O Plano geral anual para 2017, o marcador, que entretanto já tem os furinhos feitos, um calendário por página (um por mês). No verso de cada mês, uma página To Do. Assim não circulo entre calendários e listas, está tudo junto.
V.I.D. - Que é como quem diz: Very Important Datas. Por meses, na coluna da esquerda os aniversários, e na da direita outras datas a recordar.
Pessoal - Aqui um resumo de informações que tenho sempre espalhadas por todo o lado: NIB, NIF, BI, PIN, PUK, enfim... todas as siglas excepto FBI e CIA :P
Tempo - Esta é uma "mania" que me vem de longe, por causa de uma amiga. Todos os anos faço o registo do estado do tempo nos primeiros 12 dias do ano. Supostamente reflectirá o tempo em cada mês desse ano. Tem sido muito preciso, este método.
Gastos diários - Não que pense que vou ficar rica ao controlar-me. É apenas para fins... estatísticos. E algum controlo, para não surgir a questão: Ainda ontem levantei dinheiro, para onde foi??
Compras online - Aqui tomo conta das datas das encomendas/compras e dos respectivos prazos de entrega.
Saúde - Pois é, com a idade a avançar, surge a necessidade de manter algumas coisas sobre controlo. E algumas são: Period tracker, Dor de cabeça e enxaquecas e Peso. São os pontos em que actualmente ando mais vulnerável.
Wishlist - Ahhh, havia tanto para dizer.... Mas não temos tempo! ihih
Notas - Para apontamentos rápidos. Criei folhas pautadas, quadriculadas e lisas. Por acaso não me lembrei, mas preciso de criar umas milimétricas.
A fase de testes, inicia em Janeiro e estende-se até Março. Só nesta altura me pronunciarei sobre se funciona assim ou se necessita de "retoques".
Em falta: créditos do template e de alguns modelos. A preencher lacuna em breve.
Admiro tamanha organização. Para mim isso era impossível, todos os anos arranjo uma agenda e todos os anos a ponho no lixo praticamente nova. Nunca me consegui organizar de maneira nenhuma.
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